FORMAÇÃO GERAL XI
As tecnologias limpas têm o potencial de contribuírem para o desenvolvimento sustentável nas cidades e comunidades locais. Acerca da inserção das tecnologias, assinale a alternativa correta.
A agroecologia é considerada uma estratégia com baixa representatividade em contextos locais, principalmente pelo alto custo e pelo impacto positivo relativamente baixo.
A compostagem e a reciclagem são consideradas estratégias de baixo custo e podem ser realizadas em contextos macros, sem a necessidade de planos transversais.
Ao sugerir estratégias de reciclagem, não se deve considerar o impacto na cadeia produtiva.
A energia eólica e a energia solar são duas alternativas que poderiam ser utilizadas no contexto brasileiro, principalmente pela dimensão territorial, pelo clima e pela geografia, que possibilitam o usufruto estratégico dessas ferramentas.
Nem sempre o uso de nanopartículas pode ser realizado para a revitalização de aquíferos, uma vez que sua composição também pode impactar negativamente o meio ambiente.
A psicologia ambiental e os estudos pessoas-ambientais revelam que o fator humano ainda é decisivo para as transformações em prol da sustentabilidade. Considerando as discussões sobre a temática. Analise as afirmativas a seguir e, depois, faça o que se pede.
I – Dentre os fatores cruciais para a mudança esperada, pesquisadores apontaram para temas comuns, como a mudança de hábito diário. Quanto ao contexto macro, pouco pode ser feito.
II – A inserção de políticas públicas deve considerar a realidade socioeconômica e regional dos cenários, privilegiando decisões horizontais e o suporte social.
III – Incluir temas como a afetividade, o altruísmo e a equidade nos processos de tomada de decisão frente aos temas ambientais é um fator que contribui para novas percepções e atitudes.
Após análise, é correto o que se afirma em:
II e III, somente.
I e II, somente.
I, II e III são corretas.
I e III, somente.
I, somente.
Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito às fontes individuais que geram resistência às mudanças.
Hábitos, segurança, inércia estrutural, inércia do grupo e ameaça às relações de poder.
Hábitos, fatores econômicos, processo seletivo de informações e questões familiares.
Hábitos, segurança, fatores econômicos, inércia do grupo e processamento seletivo de informações.
Hábitos, segurança, fatores econômicos, medo do desconhecido e processamento seletivo de informações.
Inércia estrutural, ameaça às relações de poder e processo seletivo de informações.
Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito aos instintos primitivos que interferem no êxito do trabalho em equipe.
Um grande desejo de posse pode fazer com que uma pessoa não tenha um bom desempenho na equipe, esse é um fator negativo para a empresa.
O instinto combativo pode auxiliar o trabalho em equipe, pois influencia os membros à competição e, consequentemente, ao melhor desempenho.
O desejo de ser admirado pelo outro ou aprovado pelo grupo proporciona facilidade no trabalho em equipe.
O instinto de conservação/sobrevivência auxilia as relações interpessoais.
Pessoas com meta motivos não são relevantes na equipe de trabalho.
O processo de autorresponsabilizar-se por suas atitudes e estados tem definição científica e estudos na área. No trecho a seguir, temos a definição deste processo.Preencha as lacunas e assinale a alternativa que as completa corretamente:
A ________________ é o processo pelo qual o _____________ controla sua _____________, _______________ e ____________________ em prol __________________.
A sequência CORRETA de palavras está contida na alternativa:
Autorregulação, professor, motivação, ansiedade, comportamento, dos seus objetivos.
Automotivação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, dos seus objetivos.
Autorregulação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, da empresa.
Autoeficácia, sujeito, motivação, ansiedade, comportamento, dos seus objetivos.
Autorregulação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, dos seus objetivos.
A Autorregulação é um processo contínuo e ocorre em ciclos de 3 fases. Estes ciclos ocorrem repetidamente durante a nossa vida e são essenciais para o sucesso dos objetivos do sujeito. Sobre as fases do ciclo, é correto o que se afirma em:
I - As 3 fases são planejamento, execução e avaliação.
II - As fases acontecem em miniciclos também, ou seja, dentro de cada fase é preciso realizar as 3 tarefas: planejar, executar e avaliar.
III - O planejamento não interfere na execução.
IV - A avaliação ajuda a melhorar o planejamento.
As asserções CORRETAS são:
I e II apenas.
I e IV apenas.
III e IV apenas
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
A questão do direito ao voto no Brasil é um dos temas constantes da representatividade. A legislação que rege sobre o direito de votar ou não já sofreu mudanças.
Sobre essa questão, leia e julgue as afirmativas a seguir e a relação entre elas.
1. Ironicamente, o direito ao voto no Brasil sofreu mudanças, mas na maioria das vezes não melhorou a representação. Um dos exemplos foi na passagem da monarquia para a república. O voto era censitário na época do Império, depois passou a ser restrito aos alfabetizados. Nos dois casos, afastou grande parte do acesso da população ao voto.
Isso permite concluir que...
2. Mesmo em períodos que se diziam representativos, a democracia não se dava de fato e não atingia a maioria da população. O comando do poder permanecia com um grupo de privilegiados econômicos e políticos que se beneficiavam das decisões do Estado.
Assinale a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas estão incorretas e não se relacionam entre si.
As duas afirmativas estão incorretas, apesar de tratarem do mesmo tema.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a afirmativa dois justifica a afirmativa um.
As afirmativas um e dois estão corretas, contudo elas tratam de temáticas diferentes e não se relacionam.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a um é uma explicação do exemplo dado pela afirmativa dois.
Temos que discutir os problemas do país de forma racional. Aprendemos a expressar na vida pública, na política, de forma organização, a superação desses problemas. Um deles está relacionado à condição da mulher na sociedade brasileira. O feminicídio é uma prática que tem aumentado. Somos um país machista.
Na política, essa questão expressa-se constantemente. Porém, há uma contradição entre a condição da população eleitora e a realidade da mulher no país.
Assinale a afirmativa que expressa a contradição citada anteriormente.
Existe uma definição de critérios para os cargos representativos federais que excluem as mulheres da possibilidade da representação.
Apesar de terem uma grande representatividade nas câmaras municipais, as mulheres não conseguem ascender aos parlamentos federais com a mesma intensidade. Há um preconceito nacional em relação à mulher expresso no voto.
Mesmo a legislação restringe significativamente a participação da mulher na vida pública, limitando o número de vagas nos partidos.
Mesmo a mulher sendo a maioria dos eleitores, 52,5%, elas acabam tendo uma representatividade mínima. Na Câmara de Deputados, elas são menos de 10%.
Há uma ausência de leis que protejam a mulher e busquem garantir a sua integridade.
Quanto nos custa não votar? Para muitos, há a reivindicação do voto facultativo. O direito de escolhermos se queremos ou não ir às urnas e digitarmos nossas escolhas. A liberdade é exaltada para que se rompa o voto obrigatório.
De outro lado, há a afirmação: “O voto é uma expressão da liberdade de escolha, não se é livre sem que se exercite o direito de votar.” Se queremos a democracia, temos que expressar nossa opinião. Podemos anular o voto, deixar em branco.
Porém, votando ou não, anulando ou deixando o voto em branco, estamos nos expressando. Legitimando algo. A isenção é uma escolha.
No caso brasileiro, assinale, entre as afirmativas a seguir, um dos maiores desafios da democracia.
Hoje no país há uma restrição significativa ao voto para jovens e idosos. Dessa forma, o envelhecimento da população tende a limitar cada vez mais o número de eleitores.
A maioria da população brasileira não tem acesso a TV, rádio ou internet. Dessa forma, tem pouca informação sobre ações governamentais, homens públicos, candidaturas, projetos políticos etc.
Permitir que a maioria da população tenha acesso ao voto, visto que ainda temos um grande número de brasileiros que não podem expressar sua opinião por não terem acesso às urnas.
A grande extensão do território brasileiro acaba por impedir uma integração nacional em torno de um projeto político comum. Ainda temos uma dificuldade de levar comunicação em tempo real à maioria das populações periféricas do país.
A desigualdade de renda traduz-se no país de diversas formas. Está refletida nos índices de violência, falta de saneamento, educação e desemprego, fatores que limitam a democracia.
Em relação ao reconhecimento do significado de ensinar, sabe-se que o professor precisa reconhecer algumas questões quanto à ação de estar em sala de aula, como a construção de vínculo, o processo de reconhecimento dos alunos e a identificação do conteúdo.
Neste sentido, assinale a alternativa que explicita corretamente como o professor deve lidar com a diversidade em sala de aula.
As diferenças em sala de aula estão impedindo uma atuação pedagógica que promova um ensino homogêneo e nivelador para um desempenho positivo em sala de aula.
As diferenças em sala de aula impedem a utilização de metodologias diversificadas, pois o professor precisa usar de uma única estratégias para igualar a todos.
A diversidade no contexto educacional é barreira para a formação de alunos conscientes e reflexivos.
Existem diferenças em sala de aula, no entanto essas diferenças não são impeditivas do desenvolvimento dos alunos e do processo de aprendizagem.
O processo de ensino configura-se como homogêneo e replicador de uma metodologia específica.
A agroecologia é considerada uma estratégia com baixa representatividade em contextos locais, principalmente pelo alto custo e pelo impacto positivo relativamente baixo.
A compostagem e a reciclagem são consideradas estratégias de baixo custo e podem ser realizadas em contextos macros, sem a necessidade de planos transversais.
Ao sugerir estratégias de reciclagem, não se deve considerar o impacto na cadeia produtiva.
A energia eólica e a energia solar são duas alternativas que poderiam ser utilizadas no contexto brasileiro, principalmente pela dimensão territorial, pelo clima e pela geografia, que possibilitam o usufruto estratégico dessas ferramentas.
Nem sempre o uso de nanopartículas pode ser realizado para a revitalização de aquíferos, uma vez que sua composição também pode impactar negativamente o meio ambiente.
A psicologia ambiental e os estudos pessoas-ambientais revelam que o fator humano ainda é decisivo para as transformações em prol da sustentabilidade. Considerando as discussões sobre a temática. Analise as afirmativas a seguir e, depois, faça o que se pede.
I – Dentre os fatores cruciais para a mudança esperada, pesquisadores apontaram para temas comuns, como a mudança de hábito diário. Quanto ao contexto macro, pouco pode ser feito.
II – A inserção de políticas públicas deve considerar a realidade socioeconômica e regional dos cenários, privilegiando decisões horizontais e o suporte social.
III – Incluir temas como a afetividade, o altruísmo e a equidade nos processos de tomada de decisão frente aos temas ambientais é um fator que contribui para novas percepções e atitudes.
Após análise, é correto o que se afirma em:
II e III, somente.
I e II, somente.
I, II e III são corretas.
I e III, somente.
I, somente.
Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito às fontes individuais que geram resistência às mudanças.
Hábitos, segurança, inércia estrutural, inércia do grupo e ameaça às relações de poder.
Hábitos, fatores econômicos, processo seletivo de informações e questões familiares.
Hábitos, segurança, fatores econômicos, inércia do grupo e processamento seletivo de informações.
Hábitos, segurança, fatores econômicos, medo do desconhecido e processamento seletivo de informações.
Inércia estrutural, ameaça às relações de poder e processo seletivo de informações.
Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito aos instintos primitivos que interferem no êxito do trabalho em equipe.
Um grande desejo de posse pode fazer com que uma pessoa não tenha um bom desempenho na equipe, esse é um fator negativo para a empresa.
O instinto combativo pode auxiliar o trabalho em equipe, pois influencia os membros à competição e, consequentemente, ao melhor desempenho.
O desejo de ser admirado pelo outro ou aprovado pelo grupo proporciona facilidade no trabalho em equipe.
O instinto de conservação/sobrevivência auxilia as relações interpessoais.
Pessoas com meta motivos não são relevantes na equipe de trabalho.
O processo de autorresponsabilizar-se por suas atitudes e estados tem definição científica e estudos na área. No trecho a seguir, temos a definição deste processo.Preencha as lacunas e assinale a alternativa que as completa corretamente:
A ________________ é o processo pelo qual o _____________ controla sua _____________, _______________ e ____________________ em prol __________________.
A sequência CORRETA de palavras está contida na alternativa:
Autorregulação, professor, motivação, ansiedade, comportamento, dos seus objetivos.
Automotivação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, dos seus objetivos.
Autorregulação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, da empresa.
Autoeficácia, sujeito, motivação, ansiedade, comportamento, dos seus objetivos.
Autorregulação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, dos seus objetivos.
A Autorregulação é um processo contínuo e ocorre em ciclos de 3 fases. Estes ciclos ocorrem repetidamente durante a nossa vida e são essenciais para o sucesso dos objetivos do sujeito. Sobre as fases do ciclo, é correto o que se afirma em:
I - As 3 fases são planejamento, execução e avaliação.
II - As fases acontecem em miniciclos também, ou seja, dentro de cada fase é preciso realizar as 3 tarefas: planejar, executar e avaliar.
III - O planejamento não interfere na execução.
IV - A avaliação ajuda a melhorar o planejamento.
As asserções CORRETAS são:
I e II apenas.
I e IV apenas.
III e IV apenas
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
A questão do direito ao voto no Brasil é um dos temas constantes da representatividade. A legislação que rege sobre o direito de votar ou não já sofreu mudanças.
Sobre essa questão, leia e julgue as afirmativas a seguir e a relação entre elas.
1. Ironicamente, o direito ao voto no Brasil sofreu mudanças, mas na maioria das vezes não melhorou a representação. Um dos exemplos foi na passagem da monarquia para a república. O voto era censitário na época do Império, depois passou a ser restrito aos alfabetizados. Nos dois casos, afastou grande parte do acesso da população ao voto.
Isso permite concluir que...
2. Mesmo em períodos que se diziam representativos, a democracia não se dava de fato e não atingia a maioria da população. O comando do poder permanecia com um grupo de privilegiados econômicos e políticos que se beneficiavam das decisões do Estado.
Assinale a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas estão incorretas e não se relacionam entre si.
As duas afirmativas estão incorretas, apesar de tratarem do mesmo tema.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a afirmativa dois justifica a afirmativa um.
As afirmativas um e dois estão corretas, contudo elas tratam de temáticas diferentes e não se relacionam.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a um é uma explicação do exemplo dado pela afirmativa dois.
Temos que discutir os problemas do país de forma racional. Aprendemos a expressar na vida pública, na política, de forma organização, a superação desses problemas. Um deles está relacionado à condição da mulher na sociedade brasileira. O feminicídio é uma prática que tem aumentado. Somos um país machista.
Na política, essa questão expressa-se constantemente. Porém, há uma contradição entre a condição da população eleitora e a realidade da mulher no país.
Assinale a afirmativa que expressa a contradição citada anteriormente.
Existe uma definição de critérios para os cargos representativos federais que excluem as mulheres da possibilidade da representação.
Apesar de terem uma grande representatividade nas câmaras municipais, as mulheres não conseguem ascender aos parlamentos federais com a mesma intensidade. Há um preconceito nacional em relação à mulher expresso no voto.
Mesmo a legislação restringe significativamente a participação da mulher na vida pública, limitando o número de vagas nos partidos.
Mesmo a mulher sendo a maioria dos eleitores, 52,5%, elas acabam tendo uma representatividade mínima. Na Câmara de Deputados, elas são menos de 10%.
Há uma ausência de leis que protejam a mulher e busquem garantir a sua integridade.
Quanto nos custa não votar? Para muitos, há a reivindicação do voto facultativo. O direito de escolhermos se queremos ou não ir às urnas e digitarmos nossas escolhas. A liberdade é exaltada para que se rompa o voto obrigatório.
De outro lado, há a afirmação: “O voto é uma expressão da liberdade de escolha, não se é livre sem que se exercite o direito de votar.” Se queremos a democracia, temos que expressar nossa opinião. Podemos anular o voto, deixar em branco.
Porém, votando ou não, anulando ou deixando o voto em branco, estamos nos expressando. Legitimando algo. A isenção é uma escolha.
No caso brasileiro, assinale, entre as afirmativas a seguir, um dos maiores desafios da democracia.
Hoje no país há uma restrição significativa ao voto para jovens e idosos. Dessa forma, o envelhecimento da população tende a limitar cada vez mais o número de eleitores.
A maioria da população brasileira não tem acesso a TV, rádio ou internet. Dessa forma, tem pouca informação sobre ações governamentais, homens públicos, candidaturas, projetos políticos etc.
Permitir que a maioria da população tenha acesso ao voto, visto que ainda temos um grande número de brasileiros que não podem expressar sua opinião por não terem acesso às urnas.
A grande extensão do território brasileiro acaba por impedir uma integração nacional em torno de um projeto político comum. Ainda temos uma dificuldade de levar comunicação em tempo real à maioria das populações periféricas do país.
A desigualdade de renda traduz-se no país de diversas formas. Está refletida nos índices de violência, falta de saneamento, educação e desemprego, fatores que limitam a democracia.
Em relação ao reconhecimento do significado de ensinar, sabe-se que o professor precisa reconhecer algumas questões quanto à ação de estar em sala de aula, como a construção de vínculo, o processo de reconhecimento dos alunos e a identificação do conteúdo.
Neste sentido, assinale a alternativa que explicita corretamente como o professor deve lidar com a diversidade em sala de aula.
As diferenças em sala de aula estão impedindo uma atuação pedagógica que promova um ensino homogêneo e nivelador para um desempenho positivo em sala de aula.
As diferenças em sala de aula impedem a utilização de metodologias diversificadas, pois o professor precisa usar de uma única estratégias para igualar a todos.
A diversidade no contexto educacional é barreira para a formação de alunos conscientes e reflexivos.
Existem diferenças em sala de aula, no entanto essas diferenças não são impeditivas do desenvolvimento dos alunos e do processo de aprendizagem.
O processo de ensino configura-se como homogêneo e replicador de uma metodologia específica.
II e III, somente.
I e II, somente.
I, II e III são corretas.
I e III, somente.
I, somente.
Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito às fontes individuais que geram resistência às mudanças.
Hábitos, segurança, inércia estrutural, inércia do grupo e ameaça às relações de poder.
Hábitos, fatores econômicos, processo seletivo de informações e questões familiares.
Hábitos, segurança, fatores econômicos, inércia do grupo e processamento seletivo de informações.
Hábitos, segurança, fatores econômicos, medo do desconhecido e processamento seletivo de informações.
Inércia estrutural, ameaça às relações de poder e processo seletivo de informações.
Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito aos instintos primitivos que interferem no êxito do trabalho em equipe.
Um grande desejo de posse pode fazer com que uma pessoa não tenha um bom desempenho na equipe, esse é um fator negativo para a empresa.
O instinto combativo pode auxiliar o trabalho em equipe, pois influencia os membros à competição e, consequentemente, ao melhor desempenho.
O desejo de ser admirado pelo outro ou aprovado pelo grupo proporciona facilidade no trabalho em equipe.
O instinto de conservação/sobrevivência auxilia as relações interpessoais.
Pessoas com meta motivos não são relevantes na equipe de trabalho.
O processo de autorresponsabilizar-se por suas atitudes e estados tem definição científica e estudos na área. No trecho a seguir, temos a definição deste processo.Preencha as lacunas e assinale a alternativa que as completa corretamente:
A ________________ é o processo pelo qual o _____________ controla sua _____________, _______________ e ____________________ em prol __________________.
A sequência CORRETA de palavras está contida na alternativa:
Autorregulação, professor, motivação, ansiedade, comportamento, dos seus objetivos.
Automotivação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, dos seus objetivos.
Autorregulação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, da empresa.
Autoeficácia, sujeito, motivação, ansiedade, comportamento, dos seus objetivos.
Autorregulação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, dos seus objetivos.
A Autorregulação é um processo contínuo e ocorre em ciclos de 3 fases. Estes ciclos ocorrem repetidamente durante a nossa vida e são essenciais para o sucesso dos objetivos do sujeito. Sobre as fases do ciclo, é correto o que se afirma em:
I - As 3 fases são planejamento, execução e avaliação.
II - As fases acontecem em miniciclos também, ou seja, dentro de cada fase é preciso realizar as 3 tarefas: planejar, executar e avaliar.
III - O planejamento não interfere na execução.
IV - A avaliação ajuda a melhorar o planejamento.
As asserções CORRETAS são:
I e II apenas.
I e IV apenas.
III e IV apenas
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
A questão do direito ao voto no Brasil é um dos temas constantes da representatividade. A legislação que rege sobre o direito de votar ou não já sofreu mudanças.
Sobre essa questão, leia e julgue as afirmativas a seguir e a relação entre elas.
1. Ironicamente, o direito ao voto no Brasil sofreu mudanças, mas na maioria das vezes não melhorou a representação. Um dos exemplos foi na passagem da monarquia para a república. O voto era censitário na época do Império, depois passou a ser restrito aos alfabetizados. Nos dois casos, afastou grande parte do acesso da população ao voto.
Isso permite concluir que...
2. Mesmo em períodos que se diziam representativos, a democracia não se dava de fato e não atingia a maioria da população. O comando do poder permanecia com um grupo de privilegiados econômicos e políticos que se beneficiavam das decisões do Estado.
Assinale a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas estão incorretas e não se relacionam entre si.
As duas afirmativas estão incorretas, apesar de tratarem do mesmo tema.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a afirmativa dois justifica a afirmativa um.
As afirmativas um e dois estão corretas, contudo elas tratam de temáticas diferentes e não se relacionam.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a um é uma explicação do exemplo dado pela afirmativa dois.
Temos que discutir os problemas do país de forma racional. Aprendemos a expressar na vida pública, na política, de forma organização, a superação desses problemas. Um deles está relacionado à condição da mulher na sociedade brasileira. O feminicídio é uma prática que tem aumentado. Somos um país machista.
Na política, essa questão expressa-se constantemente. Porém, há uma contradição entre a condição da população eleitora e a realidade da mulher no país.
Assinale a afirmativa que expressa a contradição citada anteriormente.
Existe uma definição de critérios para os cargos representativos federais que excluem as mulheres da possibilidade da representação.
Apesar de terem uma grande representatividade nas câmaras municipais, as mulheres não conseguem ascender aos parlamentos federais com a mesma intensidade. Há um preconceito nacional em relação à mulher expresso no voto.
Mesmo a legislação restringe significativamente a participação da mulher na vida pública, limitando o número de vagas nos partidos.
Mesmo a mulher sendo a maioria dos eleitores, 52,5%, elas acabam tendo uma representatividade mínima. Na Câmara de Deputados, elas são menos de 10%.
Há uma ausência de leis que protejam a mulher e busquem garantir a sua integridade.
Quanto nos custa não votar? Para muitos, há a reivindicação do voto facultativo. O direito de escolhermos se queremos ou não ir às urnas e digitarmos nossas escolhas. A liberdade é exaltada para que se rompa o voto obrigatório.
De outro lado, há a afirmação: “O voto é uma expressão da liberdade de escolha, não se é livre sem que se exercite o direito de votar.” Se queremos a democracia, temos que expressar nossa opinião. Podemos anular o voto, deixar em branco.
Porém, votando ou não, anulando ou deixando o voto em branco, estamos nos expressando. Legitimando algo. A isenção é uma escolha.
No caso brasileiro, assinale, entre as afirmativas a seguir, um dos maiores desafios da democracia.
Hoje no país há uma restrição significativa ao voto para jovens e idosos. Dessa forma, o envelhecimento da população tende a limitar cada vez mais o número de eleitores.
A maioria da população brasileira não tem acesso a TV, rádio ou internet. Dessa forma, tem pouca informação sobre ações governamentais, homens públicos, candidaturas, projetos políticos etc.
Permitir que a maioria da população tenha acesso ao voto, visto que ainda temos um grande número de brasileiros que não podem expressar sua opinião por não terem acesso às urnas.
A grande extensão do território brasileiro acaba por impedir uma integração nacional em torno de um projeto político comum. Ainda temos uma dificuldade de levar comunicação em tempo real à maioria das populações periféricas do país.
A desigualdade de renda traduz-se no país de diversas formas. Está refletida nos índices de violência, falta de saneamento, educação e desemprego, fatores que limitam a democracia.
Em relação ao reconhecimento do significado de ensinar, sabe-se que o professor precisa reconhecer algumas questões quanto à ação de estar em sala de aula, como a construção de vínculo, o processo de reconhecimento dos alunos e a identificação do conteúdo.
Neste sentido, assinale a alternativa que explicita corretamente como o professor deve lidar com a diversidade em sala de aula.
As diferenças em sala de aula estão impedindo uma atuação pedagógica que promova um ensino homogêneo e nivelador para um desempenho positivo em sala de aula.
As diferenças em sala de aula impedem a utilização de metodologias diversificadas, pois o professor precisa usar de uma única estratégias para igualar a todos.
A diversidade no contexto educacional é barreira para a formação de alunos conscientes e reflexivos.
Existem diferenças em sala de aula, no entanto essas diferenças não são impeditivas do desenvolvimento dos alunos e do processo de aprendizagem.
O processo de ensino configura-se como homogêneo e replicador de uma metodologia específica.
Hábitos, segurança, inércia estrutural, inércia do grupo e ameaça às relações de poder.
Hábitos, fatores econômicos, processo seletivo de informações e questões familiares.
Hábitos, segurança, fatores econômicos, inércia do grupo e processamento seletivo de informações.
Hábitos, segurança, fatores econômicos, medo do desconhecido e processamento seletivo de informações.
Inércia estrutural, ameaça às relações de poder e processo seletivo de informações.
Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito aos instintos primitivos que interferem no êxito do trabalho em equipe.
Um grande desejo de posse pode fazer com que uma pessoa não tenha um bom desempenho na equipe, esse é um fator negativo para a empresa.
O instinto combativo pode auxiliar o trabalho em equipe, pois influencia os membros à competição e, consequentemente, ao melhor desempenho.
O desejo de ser admirado pelo outro ou aprovado pelo grupo proporciona facilidade no trabalho em equipe.
O instinto de conservação/sobrevivência auxilia as relações interpessoais.
Pessoas com meta motivos não são relevantes na equipe de trabalho.
O processo de autorresponsabilizar-se por suas atitudes e estados tem definição científica e estudos na área. No trecho a seguir, temos a definição deste processo.Preencha as lacunas e assinale a alternativa que as completa corretamente:
A ________________ é o processo pelo qual o _____________ controla sua _____________, _______________ e ____________________ em prol __________________.
A sequência CORRETA de palavras está contida na alternativa:
Autorregulação, professor, motivação, ansiedade, comportamento, dos seus objetivos.
Automotivação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, dos seus objetivos.
Autorregulação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, da empresa.
Autoeficácia, sujeito, motivação, ansiedade, comportamento, dos seus objetivos.
Autorregulação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, dos seus objetivos.
A Autorregulação é um processo contínuo e ocorre em ciclos de 3 fases. Estes ciclos ocorrem repetidamente durante a nossa vida e são essenciais para o sucesso dos objetivos do sujeito. Sobre as fases do ciclo, é correto o que se afirma em:
I - As 3 fases são planejamento, execução e avaliação.
II - As fases acontecem em miniciclos também, ou seja, dentro de cada fase é preciso realizar as 3 tarefas: planejar, executar e avaliar.
III - O planejamento não interfere na execução.
IV - A avaliação ajuda a melhorar o planejamento.
As asserções CORRETAS são:
I e II apenas.
I e IV apenas.
III e IV apenas
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
A questão do direito ao voto no Brasil é um dos temas constantes da representatividade. A legislação que rege sobre o direito de votar ou não já sofreu mudanças.
Sobre essa questão, leia e julgue as afirmativas a seguir e a relação entre elas.
1. Ironicamente, o direito ao voto no Brasil sofreu mudanças, mas na maioria das vezes não melhorou a representação. Um dos exemplos foi na passagem da monarquia para a república. O voto era censitário na época do Império, depois passou a ser restrito aos alfabetizados. Nos dois casos, afastou grande parte do acesso da população ao voto.
Isso permite concluir que...
2. Mesmo em períodos que se diziam representativos, a democracia não se dava de fato e não atingia a maioria da população. O comando do poder permanecia com um grupo de privilegiados econômicos e políticos que se beneficiavam das decisões do Estado.
Assinale a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas estão incorretas e não se relacionam entre si.
As duas afirmativas estão incorretas, apesar de tratarem do mesmo tema.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a afirmativa dois justifica a afirmativa um.
As afirmativas um e dois estão corretas, contudo elas tratam de temáticas diferentes e não se relacionam.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a um é uma explicação do exemplo dado pela afirmativa dois.
Temos que discutir os problemas do país de forma racional. Aprendemos a expressar na vida pública, na política, de forma organização, a superação desses problemas. Um deles está relacionado à condição da mulher na sociedade brasileira. O feminicídio é uma prática que tem aumentado. Somos um país machista.
Na política, essa questão expressa-se constantemente. Porém, há uma contradição entre a condição da população eleitora e a realidade da mulher no país.
Assinale a afirmativa que expressa a contradição citada anteriormente.
Existe uma definição de critérios para os cargos representativos federais que excluem as mulheres da possibilidade da representação.
Apesar de terem uma grande representatividade nas câmaras municipais, as mulheres não conseguem ascender aos parlamentos federais com a mesma intensidade. Há um preconceito nacional em relação à mulher expresso no voto.
Mesmo a legislação restringe significativamente a participação da mulher na vida pública, limitando o número de vagas nos partidos.
Mesmo a mulher sendo a maioria dos eleitores, 52,5%, elas acabam tendo uma representatividade mínima. Na Câmara de Deputados, elas são menos de 10%.
Há uma ausência de leis que protejam a mulher e busquem garantir a sua integridade.
Quanto nos custa não votar? Para muitos, há a reivindicação do voto facultativo. O direito de escolhermos se queremos ou não ir às urnas e digitarmos nossas escolhas. A liberdade é exaltada para que se rompa o voto obrigatório.
De outro lado, há a afirmação: “O voto é uma expressão da liberdade de escolha, não se é livre sem que se exercite o direito de votar.” Se queremos a democracia, temos que expressar nossa opinião. Podemos anular o voto, deixar em branco.
Porém, votando ou não, anulando ou deixando o voto em branco, estamos nos expressando. Legitimando algo. A isenção é uma escolha.
No caso brasileiro, assinale, entre as afirmativas a seguir, um dos maiores desafios da democracia.
Hoje no país há uma restrição significativa ao voto para jovens e idosos. Dessa forma, o envelhecimento da população tende a limitar cada vez mais o número de eleitores.
A maioria da população brasileira não tem acesso a TV, rádio ou internet. Dessa forma, tem pouca informação sobre ações governamentais, homens públicos, candidaturas, projetos políticos etc.
Permitir que a maioria da população tenha acesso ao voto, visto que ainda temos um grande número de brasileiros que não podem expressar sua opinião por não terem acesso às urnas.
A grande extensão do território brasileiro acaba por impedir uma integração nacional em torno de um projeto político comum. Ainda temos uma dificuldade de levar comunicação em tempo real à maioria das populações periféricas do país.
A desigualdade de renda traduz-se no país de diversas formas. Está refletida nos índices de violência, falta de saneamento, educação e desemprego, fatores que limitam a democracia.
Em relação ao reconhecimento do significado de ensinar, sabe-se que o professor precisa reconhecer algumas questões quanto à ação de estar em sala de aula, como a construção de vínculo, o processo de reconhecimento dos alunos e a identificação do conteúdo.
Neste sentido, assinale a alternativa que explicita corretamente como o professor deve lidar com a diversidade em sala de aula.
As diferenças em sala de aula estão impedindo uma atuação pedagógica que promova um ensino homogêneo e nivelador para um desempenho positivo em sala de aula.
As diferenças em sala de aula impedem a utilização de metodologias diversificadas, pois o professor precisa usar de uma única estratégias para igualar a todos.
A diversidade no contexto educacional é barreira para a formação de alunos conscientes e reflexivos.
Existem diferenças em sala de aula, no entanto essas diferenças não são impeditivas do desenvolvimento dos alunos e do processo de aprendizagem.
O processo de ensino configura-se como homogêneo e replicador de uma metodologia específica.
Um grande desejo de posse pode fazer com que uma pessoa não tenha um bom desempenho na equipe, esse é um fator negativo para a empresa.
O instinto combativo pode auxiliar o trabalho em equipe, pois influencia os membros à competição e, consequentemente, ao melhor desempenho.
O desejo de ser admirado pelo outro ou aprovado pelo grupo proporciona facilidade no trabalho em equipe.
O instinto de conservação/sobrevivência auxilia as relações interpessoais.
Pessoas com meta motivos não são relevantes na equipe de trabalho.
O processo de autorresponsabilizar-se por suas atitudes e estados tem definição científica e estudos na área. No trecho a seguir, temos a definição deste processo.Preencha as lacunas e assinale a alternativa que as completa corretamente:
A ________________ é o processo pelo qual o _____________ controla sua _____________, _______________ e ____________________ em prol __________________.
A sequência CORRETA de palavras está contida na alternativa:
Autorregulação, professor, motivação, ansiedade, comportamento, dos seus objetivos.
Automotivação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, dos seus objetivos.
Autorregulação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, da empresa.
Autoeficácia, sujeito, motivação, ansiedade, comportamento, dos seus objetivos.
Autorregulação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, dos seus objetivos.
A Autorregulação é um processo contínuo e ocorre em ciclos de 3 fases. Estes ciclos ocorrem repetidamente durante a nossa vida e são essenciais para o sucesso dos objetivos do sujeito. Sobre as fases do ciclo, é correto o que se afirma em:
I - As 3 fases são planejamento, execução e avaliação.
II - As fases acontecem em miniciclos também, ou seja, dentro de cada fase é preciso realizar as 3 tarefas: planejar, executar e avaliar.
III - O planejamento não interfere na execução.
IV - A avaliação ajuda a melhorar o planejamento.
As asserções CORRETAS são:
I e II apenas.
I e IV apenas.
III e IV apenas
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
A questão do direito ao voto no Brasil é um dos temas constantes da representatividade. A legislação que rege sobre o direito de votar ou não já sofreu mudanças.
Sobre essa questão, leia e julgue as afirmativas a seguir e a relação entre elas.
1. Ironicamente, o direito ao voto no Brasil sofreu mudanças, mas na maioria das vezes não melhorou a representação. Um dos exemplos foi na passagem da monarquia para a república. O voto era censitário na época do Império, depois passou a ser restrito aos alfabetizados. Nos dois casos, afastou grande parte do acesso da população ao voto.
Isso permite concluir que...
2. Mesmo em períodos que se diziam representativos, a democracia não se dava de fato e não atingia a maioria da população. O comando do poder permanecia com um grupo de privilegiados econômicos e políticos que se beneficiavam das decisões do Estado.
Assinale a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas estão incorretas e não se relacionam entre si.
As duas afirmativas estão incorretas, apesar de tratarem do mesmo tema.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a afirmativa dois justifica a afirmativa um.
As afirmativas um e dois estão corretas, contudo elas tratam de temáticas diferentes e não se relacionam.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a um é uma explicação do exemplo dado pela afirmativa dois.
Temos que discutir os problemas do país de forma racional. Aprendemos a expressar na vida pública, na política, de forma organização, a superação desses problemas. Um deles está relacionado à condição da mulher na sociedade brasileira. O feminicídio é uma prática que tem aumentado. Somos um país machista.
Na política, essa questão expressa-se constantemente. Porém, há uma contradição entre a condição da população eleitora e a realidade da mulher no país.
Assinale a afirmativa que expressa a contradição citada anteriormente.
Existe uma definição de critérios para os cargos representativos federais que excluem as mulheres da possibilidade da representação.
Apesar de terem uma grande representatividade nas câmaras municipais, as mulheres não conseguem ascender aos parlamentos federais com a mesma intensidade. Há um preconceito nacional em relação à mulher expresso no voto.
Mesmo a legislação restringe significativamente a participação da mulher na vida pública, limitando o número de vagas nos partidos.
Mesmo a mulher sendo a maioria dos eleitores, 52,5%, elas acabam tendo uma representatividade mínima. Na Câmara de Deputados, elas são menos de 10%.
Há uma ausência de leis que protejam a mulher e busquem garantir a sua integridade.
Quanto nos custa não votar? Para muitos, há a reivindicação do voto facultativo. O direito de escolhermos se queremos ou não ir às urnas e digitarmos nossas escolhas. A liberdade é exaltada para que se rompa o voto obrigatório.
De outro lado, há a afirmação: “O voto é uma expressão da liberdade de escolha, não se é livre sem que se exercite o direito de votar.” Se queremos a democracia, temos que expressar nossa opinião. Podemos anular o voto, deixar em branco.
Porém, votando ou não, anulando ou deixando o voto em branco, estamos nos expressando. Legitimando algo. A isenção é uma escolha.
No caso brasileiro, assinale, entre as afirmativas a seguir, um dos maiores desafios da democracia.
Hoje no país há uma restrição significativa ao voto para jovens e idosos. Dessa forma, o envelhecimento da população tende a limitar cada vez mais o número de eleitores.
A maioria da população brasileira não tem acesso a TV, rádio ou internet. Dessa forma, tem pouca informação sobre ações governamentais, homens públicos, candidaturas, projetos políticos etc.
Permitir que a maioria da população tenha acesso ao voto, visto que ainda temos um grande número de brasileiros que não podem expressar sua opinião por não terem acesso às urnas.
A grande extensão do território brasileiro acaba por impedir uma integração nacional em torno de um projeto político comum. Ainda temos uma dificuldade de levar comunicação em tempo real à maioria das populações periféricas do país.
A desigualdade de renda traduz-se no país de diversas formas. Está refletida nos índices de violência, falta de saneamento, educação e desemprego, fatores que limitam a democracia.
Em relação ao reconhecimento do significado de ensinar, sabe-se que o professor precisa reconhecer algumas questões quanto à ação de estar em sala de aula, como a construção de vínculo, o processo de reconhecimento dos alunos e a identificação do conteúdo.
Neste sentido, assinale a alternativa que explicita corretamente como o professor deve lidar com a diversidade em sala de aula.
As diferenças em sala de aula estão impedindo uma atuação pedagógica que promova um ensino homogêneo e nivelador para um desempenho positivo em sala de aula.
As diferenças em sala de aula impedem a utilização de metodologias diversificadas, pois o professor precisa usar de uma única estratégias para igualar a todos.
A diversidade no contexto educacional é barreira para a formação de alunos conscientes e reflexivos.
Existem diferenças em sala de aula, no entanto essas diferenças não são impeditivas do desenvolvimento dos alunos e do processo de aprendizagem.
O processo de ensino configura-se como homogêneo e replicador de uma metodologia específica.
Autorregulação, professor, motivação, ansiedade, comportamento, dos seus objetivos.
Automotivação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, dos seus objetivos.
Autorregulação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, da empresa.
Autoeficácia, sujeito, motivação, ansiedade, comportamento, dos seus objetivos.
Autorregulação, sujeito, cognição, motivação, comportamento, dos seus objetivos.
A Autorregulação é um processo contínuo e ocorre em ciclos de 3 fases. Estes ciclos ocorrem repetidamente durante a nossa vida e são essenciais para o sucesso dos objetivos do sujeito. Sobre as fases do ciclo, é correto o que se afirma em:
I - As 3 fases são planejamento, execução e avaliação.
II - As fases acontecem em miniciclos também, ou seja, dentro de cada fase é preciso realizar as 3 tarefas: planejar, executar e avaliar.
III - O planejamento não interfere na execução.
IV - A avaliação ajuda a melhorar o planejamento.
As asserções CORRETAS são:
I e II apenas.
I e IV apenas.
III e IV apenas
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
A questão do direito ao voto no Brasil é um dos temas constantes da representatividade. A legislação que rege sobre o direito de votar ou não já sofreu mudanças.
Sobre essa questão, leia e julgue as afirmativas a seguir e a relação entre elas.
1. Ironicamente, o direito ao voto no Brasil sofreu mudanças, mas na maioria das vezes não melhorou a representação. Um dos exemplos foi na passagem da monarquia para a república. O voto era censitário na época do Império, depois passou a ser restrito aos alfabetizados. Nos dois casos, afastou grande parte do acesso da população ao voto.
Isso permite concluir que...
2. Mesmo em períodos que se diziam representativos, a democracia não se dava de fato e não atingia a maioria da população. O comando do poder permanecia com um grupo de privilegiados econômicos e políticos que se beneficiavam das decisões do Estado.
Assinale a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas estão incorretas e não se relacionam entre si.
As duas afirmativas estão incorretas, apesar de tratarem do mesmo tema.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a afirmativa dois justifica a afirmativa um.
As afirmativas um e dois estão corretas, contudo elas tratam de temáticas diferentes e não se relacionam.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a um é uma explicação do exemplo dado pela afirmativa dois.
Temos que discutir os problemas do país de forma racional. Aprendemos a expressar na vida pública, na política, de forma organização, a superação desses problemas. Um deles está relacionado à condição da mulher na sociedade brasileira. O feminicídio é uma prática que tem aumentado. Somos um país machista.
Na política, essa questão expressa-se constantemente. Porém, há uma contradição entre a condição da população eleitora e a realidade da mulher no país.
Assinale a afirmativa que expressa a contradição citada anteriormente.
Existe uma definição de critérios para os cargos representativos federais que excluem as mulheres da possibilidade da representação.
Apesar de terem uma grande representatividade nas câmaras municipais, as mulheres não conseguem ascender aos parlamentos federais com a mesma intensidade. Há um preconceito nacional em relação à mulher expresso no voto.
Mesmo a legislação restringe significativamente a participação da mulher na vida pública, limitando o número de vagas nos partidos.
Mesmo a mulher sendo a maioria dos eleitores, 52,5%, elas acabam tendo uma representatividade mínima. Na Câmara de Deputados, elas são menos de 10%.
Há uma ausência de leis que protejam a mulher e busquem garantir a sua integridade.
Quanto nos custa não votar? Para muitos, há a reivindicação do voto facultativo. O direito de escolhermos se queremos ou não ir às urnas e digitarmos nossas escolhas. A liberdade é exaltada para que se rompa o voto obrigatório.
De outro lado, há a afirmação: “O voto é uma expressão da liberdade de escolha, não se é livre sem que se exercite o direito de votar.” Se queremos a democracia, temos que expressar nossa opinião. Podemos anular o voto, deixar em branco.
Porém, votando ou não, anulando ou deixando o voto em branco, estamos nos expressando. Legitimando algo. A isenção é uma escolha.
No caso brasileiro, assinale, entre as afirmativas a seguir, um dos maiores desafios da democracia.
Hoje no país há uma restrição significativa ao voto para jovens e idosos. Dessa forma, o envelhecimento da população tende a limitar cada vez mais o número de eleitores.
A maioria da população brasileira não tem acesso a TV, rádio ou internet. Dessa forma, tem pouca informação sobre ações governamentais, homens públicos, candidaturas, projetos políticos etc.
Permitir que a maioria da população tenha acesso ao voto, visto que ainda temos um grande número de brasileiros que não podem expressar sua opinião por não terem acesso às urnas.
A grande extensão do território brasileiro acaba por impedir uma integração nacional em torno de um projeto político comum. Ainda temos uma dificuldade de levar comunicação em tempo real à maioria das populações periféricas do país.
A desigualdade de renda traduz-se no país de diversas formas. Está refletida nos índices de violência, falta de saneamento, educação e desemprego, fatores que limitam a democracia.
Em relação ao reconhecimento do significado de ensinar, sabe-se que o professor precisa reconhecer algumas questões quanto à ação de estar em sala de aula, como a construção de vínculo, o processo de reconhecimento dos alunos e a identificação do conteúdo.
Neste sentido, assinale a alternativa que explicita corretamente como o professor deve lidar com a diversidade em sala de aula.
As diferenças em sala de aula estão impedindo uma atuação pedagógica que promova um ensino homogêneo e nivelador para um desempenho positivo em sala de aula.
As diferenças em sala de aula impedem a utilização de metodologias diversificadas, pois o professor precisa usar de uma única estratégias para igualar a todos.
A diversidade no contexto educacional é barreira para a formação de alunos conscientes e reflexivos.
Existem diferenças em sala de aula, no entanto essas diferenças não são impeditivas do desenvolvimento dos alunos e do processo de aprendizagem.
O processo de ensino configura-se como homogêneo e replicador de uma metodologia específica.
I e II apenas.
I e IV apenas.
III e IV apenas
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
A questão do direito ao voto no Brasil é um dos temas constantes da representatividade. A legislação que rege sobre o direito de votar ou não já sofreu mudanças.
Sobre essa questão, leia e julgue as afirmativas a seguir e a relação entre elas.
1. Ironicamente, o direito ao voto no Brasil sofreu mudanças, mas na maioria das vezes não melhorou a representação. Um dos exemplos foi na passagem da monarquia para a república. O voto era censitário na época do Império, depois passou a ser restrito aos alfabetizados. Nos dois casos, afastou grande parte do acesso da população ao voto.
Isso permite concluir que...
2. Mesmo em períodos que se diziam representativos, a democracia não se dava de fato e não atingia a maioria da população. O comando do poder permanecia com um grupo de privilegiados econômicos e políticos que se beneficiavam das decisões do Estado.
Assinale a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas estão incorretas e não se relacionam entre si.
As duas afirmativas estão incorretas, apesar de tratarem do mesmo tema.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a afirmativa dois justifica a afirmativa um.
As afirmativas um e dois estão corretas, contudo elas tratam de temáticas diferentes e não se relacionam.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a um é uma explicação do exemplo dado pela afirmativa dois.
Temos que discutir os problemas do país de forma racional. Aprendemos a expressar na vida pública, na política, de forma organização, a superação desses problemas. Um deles está relacionado à condição da mulher na sociedade brasileira. O feminicídio é uma prática que tem aumentado. Somos um país machista.
Na política, essa questão expressa-se constantemente. Porém, há uma contradição entre a condição da população eleitora e a realidade da mulher no país.
Assinale a afirmativa que expressa a contradição citada anteriormente.
Existe uma definição de critérios para os cargos representativos federais que excluem as mulheres da possibilidade da representação.
Apesar de terem uma grande representatividade nas câmaras municipais, as mulheres não conseguem ascender aos parlamentos federais com a mesma intensidade. Há um preconceito nacional em relação à mulher expresso no voto.
Mesmo a legislação restringe significativamente a participação da mulher na vida pública, limitando o número de vagas nos partidos.
Mesmo a mulher sendo a maioria dos eleitores, 52,5%, elas acabam tendo uma representatividade mínima. Na Câmara de Deputados, elas são menos de 10%.
Há uma ausência de leis que protejam a mulher e busquem garantir a sua integridade.
Quanto nos custa não votar? Para muitos, há a reivindicação do voto facultativo. O direito de escolhermos se queremos ou não ir às urnas e digitarmos nossas escolhas. A liberdade é exaltada para que se rompa o voto obrigatório.
De outro lado, há a afirmação: “O voto é uma expressão da liberdade de escolha, não se é livre sem que se exercite o direito de votar.” Se queremos a democracia, temos que expressar nossa opinião. Podemos anular o voto, deixar em branco.
Porém, votando ou não, anulando ou deixando o voto em branco, estamos nos expressando. Legitimando algo. A isenção é uma escolha.
No caso brasileiro, assinale, entre as afirmativas a seguir, um dos maiores desafios da democracia.
Hoje no país há uma restrição significativa ao voto para jovens e idosos. Dessa forma, o envelhecimento da população tende a limitar cada vez mais o número de eleitores.
A maioria da população brasileira não tem acesso a TV, rádio ou internet. Dessa forma, tem pouca informação sobre ações governamentais, homens públicos, candidaturas, projetos políticos etc.
Permitir que a maioria da população tenha acesso ao voto, visto que ainda temos um grande número de brasileiros que não podem expressar sua opinião por não terem acesso às urnas.
A grande extensão do território brasileiro acaba por impedir uma integração nacional em torno de um projeto político comum. Ainda temos uma dificuldade de levar comunicação em tempo real à maioria das populações periféricas do país.
A desigualdade de renda traduz-se no país de diversas formas. Está refletida nos índices de violência, falta de saneamento, educação e desemprego, fatores que limitam a democracia.
Em relação ao reconhecimento do significado de ensinar, sabe-se que o professor precisa reconhecer algumas questões quanto à ação de estar em sala de aula, como a construção de vínculo, o processo de reconhecimento dos alunos e a identificação do conteúdo.
Neste sentido, assinale a alternativa que explicita corretamente como o professor deve lidar com a diversidade em sala de aula.
As diferenças em sala de aula estão impedindo uma atuação pedagógica que promova um ensino homogêneo e nivelador para um desempenho positivo em sala de aula.
As diferenças em sala de aula impedem a utilização de metodologias diversificadas, pois o professor precisa usar de uma única estratégias para igualar a todos.
A diversidade no contexto educacional é barreira para a formação de alunos conscientes e reflexivos.
Existem diferenças em sala de aula, no entanto essas diferenças não são impeditivas do desenvolvimento dos alunos e do processo de aprendizagem.
O processo de ensino configura-se como homogêneo e replicador de uma metodologia específica.
As duas afirmativas estão incorretas e não se relacionam entre si.
As duas afirmativas estão incorretas, apesar de tratarem do mesmo tema.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a afirmativa dois justifica a afirmativa um.
As afirmativas um e dois estão corretas, contudo elas tratam de temáticas diferentes e não se relacionam.
As afirmativas um e dois estão corretas, sendo que a um é uma explicação do exemplo dado pela afirmativa dois.
Temos que discutir os problemas do país de forma racional. Aprendemos a expressar na vida pública, na política, de forma organização, a superação desses problemas. Um deles está relacionado à condição da mulher na sociedade brasileira. O feminicídio é uma prática que tem aumentado. Somos um país machista.
Na política, essa questão expressa-se constantemente. Porém, há uma contradição entre a condição da população eleitora e a realidade da mulher no país.
Assinale a afirmativa que expressa a contradição citada anteriormente.
Existe uma definição de critérios para os cargos representativos federais que excluem as mulheres da possibilidade da representação.
Apesar de terem uma grande representatividade nas câmaras municipais, as mulheres não conseguem ascender aos parlamentos federais com a mesma intensidade. Há um preconceito nacional em relação à mulher expresso no voto.
Mesmo a legislação restringe significativamente a participação da mulher na vida pública, limitando o número de vagas nos partidos.
Mesmo a mulher sendo a maioria dos eleitores, 52,5%, elas acabam tendo uma representatividade mínima. Na Câmara de Deputados, elas são menos de 10%.
Há uma ausência de leis que protejam a mulher e busquem garantir a sua integridade.
Quanto nos custa não votar? Para muitos, há a reivindicação do voto facultativo. O direito de escolhermos se queremos ou não ir às urnas e digitarmos nossas escolhas. A liberdade é exaltada para que se rompa o voto obrigatório.
De outro lado, há a afirmação: “O voto é uma expressão da liberdade de escolha, não se é livre sem que se exercite o direito de votar.” Se queremos a democracia, temos que expressar nossa opinião. Podemos anular o voto, deixar em branco.
Porém, votando ou não, anulando ou deixando o voto em branco, estamos nos expressando. Legitimando algo. A isenção é uma escolha.
No caso brasileiro, assinale, entre as afirmativas a seguir, um dos maiores desafios da democracia.
Hoje no país há uma restrição significativa ao voto para jovens e idosos. Dessa forma, o envelhecimento da população tende a limitar cada vez mais o número de eleitores.
A maioria da população brasileira não tem acesso a TV, rádio ou internet. Dessa forma, tem pouca informação sobre ações governamentais, homens públicos, candidaturas, projetos políticos etc.
Permitir que a maioria da população tenha acesso ao voto, visto que ainda temos um grande número de brasileiros que não podem expressar sua opinião por não terem acesso às urnas.
A grande extensão do território brasileiro acaba por impedir uma integração nacional em torno de um projeto político comum. Ainda temos uma dificuldade de levar comunicação em tempo real à maioria das populações periféricas do país.
A desigualdade de renda traduz-se no país de diversas formas. Está refletida nos índices de violência, falta de saneamento, educação e desemprego, fatores que limitam a democracia.
Em relação ao reconhecimento do significado de ensinar, sabe-se que o professor precisa reconhecer algumas questões quanto à ação de estar em sala de aula, como a construção de vínculo, o processo de reconhecimento dos alunos e a identificação do conteúdo.
Neste sentido, assinale a alternativa que explicita corretamente como o professor deve lidar com a diversidade em sala de aula.
As diferenças em sala de aula estão impedindo uma atuação pedagógica que promova um ensino homogêneo e nivelador para um desempenho positivo em sala de aula.
As diferenças em sala de aula impedem a utilização de metodologias diversificadas, pois o professor precisa usar de uma única estratégias para igualar a todos.
A diversidade no contexto educacional é barreira para a formação de alunos conscientes e reflexivos.
Existem diferenças em sala de aula, no entanto essas diferenças não são impeditivas do desenvolvimento dos alunos e do processo de aprendizagem.
O processo de ensino configura-se como homogêneo e replicador de uma metodologia específica.
Existe uma definição de critérios para os cargos representativos federais que excluem as mulheres da possibilidade da representação.
Apesar de terem uma grande representatividade nas câmaras municipais, as mulheres não conseguem ascender aos parlamentos federais com a mesma intensidade. Há um preconceito nacional em relação à mulher expresso no voto.
Mesmo a legislação restringe significativamente a participação da mulher na vida pública, limitando o número de vagas nos partidos.
Mesmo a mulher sendo a maioria dos eleitores, 52,5%, elas acabam tendo uma representatividade mínima. Na Câmara de Deputados, elas são menos de 10%.
Há uma ausência de leis que protejam a mulher e busquem garantir a sua integridade.
Quanto nos custa não votar? Para muitos, há a reivindicação do voto facultativo. O direito de escolhermos se queremos ou não ir às urnas e digitarmos nossas escolhas. A liberdade é exaltada para que se rompa o voto obrigatório.
De outro lado, há a afirmação: “O voto é uma expressão da liberdade de escolha, não se é livre sem que se exercite o direito de votar.” Se queremos a democracia, temos que expressar nossa opinião. Podemos anular o voto, deixar em branco.
Porém, votando ou não, anulando ou deixando o voto em branco, estamos nos expressando. Legitimando algo. A isenção é uma escolha.
No caso brasileiro, assinale, entre as afirmativas a seguir, um dos maiores desafios da democracia.
Hoje no país há uma restrição significativa ao voto para jovens e idosos. Dessa forma, o envelhecimento da população tende a limitar cada vez mais o número de eleitores.
A maioria da população brasileira não tem acesso a TV, rádio ou internet. Dessa forma, tem pouca informação sobre ações governamentais, homens públicos, candidaturas, projetos políticos etc.
Permitir que a maioria da população tenha acesso ao voto, visto que ainda temos um grande número de brasileiros que não podem expressar sua opinião por não terem acesso às urnas.
A grande extensão do território brasileiro acaba por impedir uma integração nacional em torno de um projeto político comum. Ainda temos uma dificuldade de levar comunicação em tempo real à maioria das populações periféricas do país.
A desigualdade de renda traduz-se no país de diversas formas. Está refletida nos índices de violência, falta de saneamento, educação e desemprego, fatores que limitam a democracia.
Em relação ao reconhecimento do significado de ensinar, sabe-se que o professor precisa reconhecer algumas questões quanto à ação de estar em sala de aula, como a construção de vínculo, o processo de reconhecimento dos alunos e a identificação do conteúdo.
Neste sentido, assinale a alternativa que explicita corretamente como o professor deve lidar com a diversidade em sala de aula.
As diferenças em sala de aula estão impedindo uma atuação pedagógica que promova um ensino homogêneo e nivelador para um desempenho positivo em sala de aula.
As diferenças em sala de aula impedem a utilização de metodologias diversificadas, pois o professor precisa usar de uma única estratégias para igualar a todos.
A diversidade no contexto educacional é barreira para a formação de alunos conscientes e reflexivos.
Existem diferenças em sala de aula, no entanto essas diferenças não são impeditivas do desenvolvimento dos alunos e do processo de aprendizagem.
O processo de ensino configura-se como homogêneo e replicador de uma metodologia específica.
Hoje no país há uma restrição significativa ao voto para jovens e idosos. Dessa forma, o envelhecimento da população tende a limitar cada vez mais o número de eleitores.
A maioria da população brasileira não tem acesso a TV, rádio ou internet. Dessa forma, tem pouca informação sobre ações governamentais, homens públicos, candidaturas, projetos políticos etc.
Permitir que a maioria da população tenha acesso ao voto, visto que ainda temos um grande número de brasileiros que não podem expressar sua opinião por não terem acesso às urnas.
A grande extensão do território brasileiro acaba por impedir uma integração nacional em torno de um projeto político comum. Ainda temos uma dificuldade de levar comunicação em tempo real à maioria das populações periféricas do país.
A desigualdade de renda traduz-se no país de diversas formas. Está refletida nos índices de violência, falta de saneamento, educação e desemprego, fatores que limitam a democracia.
Em relação ao reconhecimento do significado de ensinar, sabe-se que o professor precisa reconhecer algumas questões quanto à ação de estar em sala de aula, como a construção de vínculo, o processo de reconhecimento dos alunos e a identificação do conteúdo.
Neste sentido, assinale a alternativa que explicita corretamente como o professor deve lidar com a diversidade em sala de aula.
As diferenças em sala de aula estão impedindo uma atuação pedagógica que promova um ensino homogêneo e nivelador para um desempenho positivo em sala de aula.
As diferenças em sala de aula impedem a utilização de metodologias diversificadas, pois o professor precisa usar de uma única estratégias para igualar a todos.
A diversidade no contexto educacional é barreira para a formação de alunos conscientes e reflexivos.
Existem diferenças em sala de aula, no entanto essas diferenças não são impeditivas do desenvolvimento dos alunos e do processo de aprendizagem.
O processo de ensino configura-se como homogêneo e replicador de uma metodologia específica.
As diferenças em sala de aula estão impedindo uma atuação pedagógica que promova um ensino homogêneo e nivelador para um desempenho positivo em sala de aula.
As diferenças em sala de aula impedem a utilização de metodologias diversificadas, pois o professor precisa usar de uma única estratégias para igualar a todos.
A diversidade no contexto educacional é barreira para a formação de alunos conscientes e reflexivos.
Existem diferenças em sala de aula, no entanto essas diferenças não são impeditivas do desenvolvimento dos alunos e do processo de aprendizagem.
O processo de ensino configura-se como homogêneo e replicador de uma metodologia específica.